segunda-feira, 13 de setembro de 2010

sobre nada e tudo

Sentei na frente do pecê e pensei "vou escrever"

Daí rola umas notícias doidas do yahoo.

Umas fotos novas no orkut.

Um papinho pelo msn.

Uma olhadela no blog dos amiguinhos.

E texto que é bom nada.

Não importa. Fica pra próxima.

Posto a seguir o texto do mestre Inácio Araújo sobre a morte do mestre Claude Chabrol.



"Claude Chabrol não era apenas um cineasta de primeira linha.

Era uma das pessoas mais agradáveis e felizes do mundo do cinema.

Sabia fazer filmes, sabia vê-los, sabia falar (e escrever, a seu tempo) sobre eles como poucos.

Não se levava excessivamente a sério. Tinha autocrítica bastante para, ao falar de, por exemplo, "Follies Bourgeoises", admitir, exageradamente, que era um dos piores filmes do mundo.

Mas tinha alguns dos melhores filmes franceses: Os Primos, O Açougueiro, Violette Nozíère, Um Assunto de Mulheres, Uma Garota Dividida em Dois, enfim, esses são os que lembro assim de cabeça, mas há outros, aquele em que a família é trucidada pelas empregadas, etc.

Fez alguns filmes absolutamente policiais e outros históricos, outros ainda de incrível sensualidade, como As Corças e Alice ou A Última Fuga, em que descobriu em Sylvia Kristel não apenas a mulher absurdamente bonita como uma atriz sensível.

Esteve em Paris e na Província, compôs praticamente um mapa da França a partir de um olhar penetrante e implacável, não raro, mas sempre provido de humor e simpatia pelos seus personagens.

Seus filmes eram populares, óbvios, se se quiser. Cinema sem símbolos. Aos poucos parece que é pouco compreendido.

Embora tenha filmes excelentes e outros bem ruinzinhos, essa irregularidade não o impede de ter uma obra muito viva e muito una.

Por outro lado... Aquele cara que era capaz de falar horas com um quase desconhecido sobre Hitchcock e Fritz Lang, sobre Rohmer e Nouvelle Vague, foi-se.

Uma perda para a Nouvelle Vague (mais uma), uma perda para a cinefilia, uma perda para a felicidade, no fim das contas."

Inácio Araújo, 12/09/2010, 19:36
http://inacio-a.blog.uol.com.br/

Nenhum comentário: