sexta-feira, 24 de julho de 2009

nostalgia numa manhã chuvosa

Ontem eu estava me lembrando como era legal trabalhar na 100% vídeo. Foi meu primeiro emprego, e na verdade o único (não conto o bar, pq lá sou sócio, não funcionário). Gostava de chegar as 3 da tarde e ir arrumar o expositor de filmes. Tinha que juntar os lançamentos mais novos, e separar dos lançamentos não tão recentes. E guardar os filmes mais antigos, que eram divididos por gênero. Os gêneros de minha responsabilidade eram o cult, clássico e arte. Mas com o tempo, peguei o drama também. Ir trabalhar me fazia bem, me dava prazer. Era como se aquele fosse o exato lugar onde eu deveria estar. Eu era o consultor de filmes de lá, o que significa que sempre que um cliente precisava de uma indicação, me procurava. Todos respeitavam minha opinião. Ás vezes alguém se lembrava somente de uma cena, ou de uma situação, e eu dizia qual filme era. Puxa vida, acho que salvei o final de semana de muita gente. E, sem dúvida, a parte mais legal do trabalho era lá pelo dia 5, data fazer a compra de filmes pro próximo mês. Era muita empolgação (não tanto do dono da loja, que não gostava de gastar dinheiro).

Pode parecer bizarro, mas adorava quando chovia e a locadora ficava abarrotada de gente. Simplesmente não dava pra trabalhar direito, todo mundo queria dicas ao mesmo tempo, e quase todos os filmes novos já tinham sido locados. Mas eu encarava como um desafio. Assim que chegava, ia buscar um pano pra colocar na entrada da loja, já que na correria nenhum funcionário tinha se dado conta que a loja estava imunda. A seguir, pegava no balcão os filmes mais recentes que tinham acabado de ser devolvidos. E então ia passeando pela locadora, deixando 2 ou 3 filmes na mão de cada cliente, mesmo aqueles que não tinham me pedido indicação. Todos ficavam felizes.

Ah, quanta saudade, quantas lembranças.
Aos 19 anos, quem precisa de amigos quando se tem os clássicos à disposição?
Aos 19, quem precisa de namorada, quando se tem duas prateleiras inteiras de filmes cult só pra você?

Bons tempos...

Nenhum comentário: