quinta-feira, 9 de julho de 2009

além da linha vermelha

Caros leitores deste blog,
(que calculo serem umas 10 ou 11 pessoas)
pensei em criar um outro blog só pra falar dos filmes que eu assisto. Mas isso dificultaria tanto a minha vida, quando a de todos que prestam alguma atenção quando falo algo sobre cinema. Decidi portanto usar esse blog de memórias e impressões pessoais pra essa nobre finalidade.



Começo então com um filme que acabei de ver (creio que pela terceira vez). Além da Linha Vermelha, de Terrence Mallick, de 1998. É um filme que mostra a batalha de Guadalcanal, realizada numa ilha do Pacífico durante a 2ª Guerra Mundial, mas, na boa, todo o contexto histórico é usado para a construção de um poema de traços metafísicos, sobre vida, morte, renascimento, a presença do divino na perfeição/imperfeição da criação, a guerra inerente da natureza, solidao. Enfim, uma visão cinematográfica bem rara da condição humana. Belo, trágico e violento.

Um comentário:

Carlota Vasconcelos disse...

Normalmente os que mais se aproximam da eternidade geralmente experimentam sua própria tragédia. Filmes deste gênero para mim são bem difíceis de apreciar por abusarem da carga de tragédia. A guerra é uma filosofia fascinante, mas a prática cria monstruosidades, que a ficção gosta de reproduzir que é uma beleza. Não é frescura minha, só sensibilidade ressentida. Não curto muito esse gênero e se houver alguma arma, prefiro os dramas, os policiais, algum mistério. Filme por filme, fico com a organicidade dos livros. Mas valeu o seu registro, não vi esse filme, mas de repente me inspiro a conferir. Abraço, td de bom ;D