quinta-feira, 21 de outubro de 2010

sobre fim do dia, polícia no campus, habermas e frustração



E aí, tudo bem?

Tudo bem, mas pq você demorou tanto?

Ah, é que rolou várias tretas hoje lá no ifch. Ia ter uma das festas do pré-ifchstock hoje a noite, mas a polícia militar apareceu no centro acadêmico e levou equipamento de som, bebida, basicamente o necessário pra fazer a festa. E ainda levou uma liminar do ministério público que proíbe a realização do ifchstock na Unicamp.

Mas que horas aconteceu isso, vc foi preso?

Isso foi lá pras 4, 5 horas, eu tava na assembléia.

Fazendo o quê?

Como assim fazendo o quê?! Tava acompanhando a discussão pra definir qual vai ser a ação dos estudantes frente à proibição.

E qual é a sua posição?

Ora, eu apóio que se realize sim o ifchstock, só que é bem complicado de isso acontecer. Há a associação de moradores de barão geraldo que a muito tempo vem se articulando pra acabar com as festas dentro do campus, assim como as festas em repúblicas. Tem tembém a reitoria que botou essa proibição idiota a eventos dentro do campus.

Mas pq vcs não fazem o ifchstock em outro lugar, sei lá, no Campinas Hall?

A idéia não é a festa em si, mas a ocupação e fruição do espaço público. A Unicamp não é uma pucc, nem facamp. Aquele lugar não pode virar um shopping onde a galera só aparece na hora da aula e depois vai embora pra encher a cara no bar ou ver tevê.

Olha querido, você vai me desculpar, mas eu acho tudo isso que vc tá fazendo um tremenda idiotice.

Como assim idiotice?

Sério que vc não consegue enxergar o patético da situação? O ifch brigando pelo direito de fazer festas! Meu, não é pelos direitos dos animais, ou pelo direito à terra, pela legalização do aborto, sei lá, contra o idiota do Serra. Vocês tão lutando pelo direito de encher a universidade de gente pra ficar todo mundo bêbado. Esse é o gande ideal político de vocês?

Ei peraí, não é isso. A proibição ao ifchstock tá em pauta pq ia rolar em pouco tempo, mas a reitoria já proibiu as apresentações de bandas do festival do instituto de artes, manja, tipo, ahnn... essas ações são tomadas pra impedir atividades culturais no campus.

Atividade cultural pra vc é igual a festa?

É também, mas não só.

Nunca pensei que um centro acadêmico pudesse chegar a tal cúmulo de futilidade. Anos e anos de luta e militância pra acabar nisso. Defender o direito de fazer festa.

Peraí, peraí, acho que vc não entendeu direito a questão. Minha cabeça não tá funcionando tão bem agora, estou morrendo de fome. Mas veja. Nós do ifch não podemos simplesmente engolir essa proibição. Como bem disse um professor hoje lá na assembléia, essa é uma proibição que tem por objetivo pautar uma conduta que dia respeito aos costumes e a moral através do aparelho judicial e policial. E você sabe que eu sou totalmente contra a intervenção jurídica em qualquer coisa que seja.

Você e sua utopia habermasiana.

Pode ser, mas acho um bom ideal. Eu só consigo conceber um mundo mais justo e habitado por pessoas emancipadas na medida em que houver diálogo entre todas as partes para que as normas que nos regem sejam baseadas naquilo que as próprias pessoas julgam como válidas, e não essas regras de conduta absurdas que dizem o que eu devo ou não fazer.

Esse seu xiliquinho tá me cansando. Vamos pedir logo.

Droga, vc me deixa frustrado.

Vou querer um X-tudo, e você?

X-salada. E suco de laranja.

Nenhum comentário: