quarta-feira, 28 de julho de 2010

blá blá blá de início de tarde...

Ontem eu terminei de ler o roteiro do Cortina de Fumaça, escrito por Paul Auster em 1990, e dirigido por Wayne Wang. Quem não assistiu, faça um favor a si mesmo, assista. Um filme deliciosamente humanista e humano. Estou bem ansioso pra ler o novo romance dele, o Invisível, lançado esse mês. Agora só preciso terminar de ler o Jimmy Corrigan - O Menino Mais Esperto do Mundo, que acabou demonstrando ser uma leitura bastante árdua, mas muito prazerosa. Ando pensando muito nessa capacidade de alguns romancistas em criar histórias. Auster é um deles. Histórias curtas e incríveis. Daquelas que deixam a gente cabreiro por muito tempo depois de lê-las. Talvez um dia eu também consiga fazer isso. Talvez.

***

Ontem eu estava plastificando uns dvds lá no trabalho, e botei um dvd da Björk pra embalar a função. Foi então que começou o videoclipe do Bachelorette, dirigido pelo Michel Gondry, e, pela primeira vez, me dei conta de onde surgiu a idéia do Charlie Kaufman pra fazer o Sinédoque Nova Iorque.

Eu me explico. Os dois são amigos. Em 2001 o Kaufman escreveu o roteiro do Natureza Quase Humana, e o Gondry dirigiu. Em 2004 o Kaufman escreveu o Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças pro amigo Gondry dirigir. E então, me parece que o Kaufman viu e se identificou muito com a idéia que o Gondry teve pro clipe da Björk, em 1997.
A idéia da representação da representação da representação. O que não é uma idéia tão original, mas visualmente, pelo que me lembro, é uma idéia concretizada por poucos. Enfim, vejam o clipe, comparem com o filme e tirem suas conclusões





***

Dando uma espiada no blog do Romano, achei essa notícia que me pareceu por demais bizarra. Pra quem viu Little Mis Sunshine e ficou chocado com aqueles concursos mirins, pretextos bizzaros pra pedofilia explícita, taqui o que rola no nosso Brasilzão. Só falta agora dar um toque no Datena, pq mais pedófilo que isso, bem, acho difícil.

Vencedoras vão representar o país no
Miss Nações Infantil, que acontece em agosto
(Foto: Divulgação)

Candidatas do Paraná e de Rondônia venceram, no domingo (18), as três categorias do Miss Brasil Infantil 2010. A final, que segundo a organização contou com mais de 50 candidatas entre 5 e 13 anos, ocorreu em Santa Catarina.

Comente esta notícia

Alana Tramontin, 6 anos, de Ponta Grossa (PR), venceu na categoria Mini Miss Brasil. Já o título de Miss Brasil Infantil ficou com Amanda Góes, 10 anos, de Porto Velho. Thaisi Dias, 13 anos, também de Porto Velho, venceu na categoria Miss Pré-Teen.

As vencedoras vão representar o Brasil no Miss Nações Infantil, concurso internacional que acontece entre 23 e 30 de agosto, em Curitiba.

***

Vi ontem o Nossa Vida não Cabe Num Opala, dirigido pelo Reinaldo Pinheiro, baseado na peça do Mário Bortolotto. Achei o filme meio decepcionante. Alguns atores brilham muito, como o Milhem Cortaz, o Jonas Bloch, e mesmo a mini participação da Dercy Gonçalvez (na melhor cena dos últimos 300 anos). Mas o Peréio foi desperdiçado, assim com a Marília Pêra e Maria Luisa Mendonça. O Leonardo Medeiros, que na minha opinião é um dos atores mais sólidos do cinema brasileiro, está muito perdido. Uma espiadinha no incrível trabalho de direção do Selton Melo no Feliz Natal mostraria um caminho bem mais interessante pra esse personagem. Enfim, entendo o texto funcionando muito bem no teatro, mas não funcionou no cinema. Há um clima fake desde a primeira cena do filme, e infelizmente é um incômodo que fica durante todo o filme. E a conclusão é fraca, fraca demais. Embora seja muito pessimista e pesado, tenso como poucos, parece forçado. Mesmo sendo crível, soa falso.

Uma pena.
Poderia ter sido muito melhor em mãos mais seguras.

Nenhum comentário: