segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cinema - História e Linguagem

Em fevereiro de 2011 terá início o curso Cinema - História e Linguagem, ministrado por mim mesmo, William, aqui em Barão Geraldo. Os encontros serão semanais, com quatro horas cada. O curso está dividido em dois semestres, o primeiro abrangendo o cinema clássico, enquanto o foco do segundo é o cinema moderno e contemporâneo.

À seguir, listo o plano de aulas, que será composta sempre da exibição de um filme seguida de exposição teórica.

Ainda não me decidi sobre em quais dias serão ministrado o curso.
A mensalidade será de 25 reais.

1 - Introdução
Objetivos e método do curso. A lanterna mágica e as experiências pré-cinema. O cinema como arte tecnológica e com origem popular.

2 - O Primeiro Cinema
Lumière, Méliès e o surgimento do cinema em fins do séc. XIX
Apresentação de diversos filmes ingleses, franceses e americanos do final do séc XIX e início do XX.

3 - D. W. Griffith e o Surgimento da Linguagem Clássica
Filme: Lírios Partidos

4 - O Cinema Soviético
Filme: O Encouraçado Potemkin, Sergei Eisenstein
A experiência Kulechov. A Montagem estrutural de Pudovkin. Dziga Vertov e o documentário.

5 - Escola Alemã 1
Filme: Gabinete do Dr. Caligari, Robert Wiene
F. W. Murnau, G. Wilhelm Pabs

6 - Erich Von Stroheim e o Naturalismo Americano

Filme: A Marcha Nupcial

7 - Escola Alemã 2
Filme: M - O Vampiro de Dusseldorf, Fritz Lang

8 - Hollywood, a Formação da Indústria e dos Gêneros. O Policial.
Filme: Fúria Sanguinária, Raoul Walsh

9 - John Ford
Filme: No Tempo das Diligências

10 - Ernst Lubitsch e a Comédia
Filme: Ser ou Não Ser
Os grandes comediantes: Charlie Chaplin, Buster Keaton, Max Linder, Irmãos Marx, Jerry Lewis.

11 - O Faroeste
Filme: E o Sangue Semeou a Terra, Anthony Mann
Caráter histórico e mitológico do gênero. Decadência e Western Spaguetti.

12 - Jean Renoir
Filme: A Besta Humana

13 - Howard Hawks
Filme: Levada da Breca

14 - Alfred Hitchcock
Filme: Frenezi

15 - Yasujiro Ozu
Filme: Bom Dia
As tradições do cinema japonês, desde o mudo. Kenji Mizoguchi.

16 - Douglas Sirk e o Melodrama
Filme: Palavras ao Vento

17 - Akira Kurosawa
Filme: Rashomon
O Cinema japonês do pós guerra. Naguisa Oshima, Shohei Imamura.

18 - A crise de 1930 e o filme B
Filme: Gun Crazy - Mortalmente Perigosa, Joseph H. Lewis
Roger Corman e Val Lewton.

19 - Brasil 1 - O Classicismo
Filme: Ganga Bruta, Humberto Mauro
Surgimento do cinema no Brasil. Os Ciclos Regionais. Mário Peixoto.

20 - Billy Wilder
Filme: Crepúsculo dos Deuses
O filme Noir e suas decorrências

21 - Sayativa Ray e Bollywood
Filme: O Mundo de Apu
O modo de produção do cinema indiano. Bollywood e sua casta de astros. Os musicais.

22 - O Documentário 1
Filme: Nanook - O Esquimó, Robert J. Flaherty
O que é o documentário? Robert Drew e o cinema direto. Jean Rouch e a etnografia.

23 - Orson Welles e a Modernidade
Filme: Cidadão Kane

24 - Roberto Rossellini e o Neo-Realismo
Filme: Alemanha - Ano Zero

25 - A Crítica Francesa no Pós-Guerra
Filme: Mônica e o Desejo, Ingmar Bergman
A evolução do pensamento crítico. A Segunda Guerra e a Cinefilia. O surgimento da Cinemateca. O cineclubismo. Os "Cahiers du Cinéma".

26 - A Crise no Sonho Americano : A Geração do Pós-Guerra
Filme: Anjo do Mal, Samuel Fuller
A América da maturidade: Nicholas Ray, Elia Kazan

27 - Depois do Neo-Realismo : Antonioni
Filme: O Grito

28 - Nouvelle Vague 1 - François Truffaut
Filme: Os Incompreendidos

29 - Nouvelle Vague 2 - Alain Resnais
Filme: Hiroshima Meu Amor

30 - Nouvelle Vague 3 - Jean-Luc Godard
Filme: Weekend à Francesa

31 - Brasil 2 - A Era Moderna
Filme: Deus e o Diabo na Terra do Sol
O cinema brasileiro e a busca de legitimidade a partir dos anos 40: Atlândida e Vera Cruz. O cinema novo e sua relação com a técnica.

32 - Clint Eastwood e o Cinema Contemporâneo
Filme: Os Imperdoáveis
A crise do moderno e o retorno à narratividade. Hollywood e a introdução do Blockbuster.

33 - O Documentário 2
Filme: Santiago, João Moreira Salles
O documentário brasileiro e seu grande mestre: Eduardo Coutinho. Michael Moore e o sucesso de público. O debate contemporâneo sobre o documentário.

34 - Abbas Kiarostami
Filme: Onde fica a casa do meu Amigo?
O cinema iraniano. Jafar Panahi, Mohsen Makhmalbaf

35 - David Cronenberg
Filme: eXisteZ

36 - Quentin Tarantino
Filme: À Prova de Morte

37 - David Lynch
Filme: Mulholland Drive - Cidade dos Sonhos

38 - Cinema Brasileiro 3
Filme: O Bandido da Luz Vermelha
Cinema marginal, cinefilia e cinema popular. A Embrafilme. A Era Collor. O cinema da retomada.

4 comentários:

-Rol disse...

Posso ser sua aluna?

bill disse...

Uau, será uma honra, querida.

Mas, é sério?

Vc estará em Campinas?

Jack Hammer disse...

poxa nao vai ter harry potter ?

WTon disse...

Will, começamos amanhã? Me manda seu endereço por email (wton27@terra.com.br). Pagamos na 1.a aula?
Posso pagar em cerveja?
Precisa levar algum material fora meus cadernos, gravador e câmera de vídeo?

Abraço,

Wton