terça-feira, 26 de janeiro de 2010

o dia três, quatro, e acho que o cinco também...


Bem, eu meio que perdi a conta de quantos dias eu estou aqui. Acabei de ver Madrugada dos Mortos com o Caio e o Ivan, e percebi o quanto acho esse filme extraordinário. Hoje eu acordei umas 11 da manhã, e resolvi sair de rolê sozinho. A idéia era meio que andar sem rumo. Então peguei o comboio e rumei pra Lisboa. Passei o dia todo zanzando. Tomei uma ginginha, comi um lanche tradicional daqui chamado "bifana", que consiste num pão com uns 2 bifes gigantes de carne de porco dentro. O ponto alto do dia creio que foi minha visita a uma veja igreja católica que fica na praça onde vende ginginha. Por fora era um prédio histórico normal, mas o interior era absolutamente inacreditável, todo talhado em pedra, com uma altura incrível, e altos santos e velas, e era um lugar tão austero e fora da realidade que eu conheço. Passei um bom tempo lá dentro.

Daí eu meio que me perdi por Lisboa de propósito, e passei o dia subindo e descendo as ruas. Dei um pulo na cinemateca para gastar mais dos meus preciosos euros, e comprei um livro sobre cinema indiano, outro sobre o Cronemberg, outro sobre o John Carpenter, outro sobre a Nouvelle Vague e um sobre o Jim Jarmush. Cheguei na estação lá pras 5 e maia da tarde, e meus pés já doíam. Foi um alívio chegar em casa.

Ontem foi domingo, e nossa noite foi ótima. No final da tarde, fomos toda a família pela praia de Cascais para um teatro, onde ia rolar uma música clássica. Como chegamos cedo, deu pra ir numa galeria conferir o trabalho duma portuguesa chamada Paula Rego. Bem interessante. O concerto foi maravilhoso, e voltamos para casa todos muito satisfeitos com o dia. O pai do Caio cozinha muito bem, então o jantar preparado por ele foi um prazer à parte.

Quanto ao sábado, o Ivan, o Caio e eu acordamos tarde, almoçamos e fomos à cinemateca para assistir ao "Novecento", do Bernardo Bertolucci. O filme tem cinco horas e meia de duração, e sobre ele farei um post à parte.

Na sexta feira, me lembro que a noite o Caio e eu fomos à procura das amigas da Roberta, a Alessandra e a Lorenza. Marcamos de nos encontrar na frente da Ginginha, mas não fazia a mínima idéia de como elas eram. Depois de perguntar a esmo para umas garotas que estavam na praça, descobrimos e nos juntamos ao grupo. Fomos a um restaurante muito pequeno, tinha tipo umas 12 mesas, e só trabalhavam um cara na cozinha e a mulher dele no atendimento. Comida incrível! Já me esqueci o nome do meu prato, mas me disseram que era uma salsicha que tinha uma mistura de todas as carnes!
E foi a primeira vez que tomei vinho verde. Muito bom.

Um comentário:

-Rol disse...

Ai de você se nao trouxer um presente pra mim.
E tenho dito.