sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Cristóvão Colombo - O Enigma, de Manoel de Oliveira, 2008


Belíssimo filme que parte da tese de que Cristóvão Colombo seria português.
Fala da paixão de um médico pela história de Colombo, e dos tempos de glória das navegações, onde Portugal foi o primeiro país europeu a chegar a todos os cantos do mundo. Empolgante e invulgar, o filme conta ainda com o carisma de Manoel de Oliveira, com 99 anos, interepretando o personagem principal na velhice, junto com sua esposa, Maria Isabel de Oliveira. Um filme sobre paixão, identidade, Portugal, e também sobre o amor e a vida a dois.

Um comentário:

iglou disse...

Hehe. Acabei de ler Magellan, sobre Fernão Magalhães, um português que saiu em expedição sob a coroa espanhola para dar a volta ao mundo e trazer especiarias da Índia. Morreu nas Filipinas, mas seu escravo malaio foi prova de que a Terra é redonda e lá no fim das Américas o estreito que liga o oceano Atlântico ao Pacífico carrega seu nome.
Grandes feitos portugueses, deveras, grandes descobertas geográficas, sem dúvida, mas dos 265 que embarcaram em 5 naus, só 18 voltaram, mortos de fome, num navio que não agüentou navegar contra a correnteza até Sevilla.
Desculpe, me exaltei.