terça-feira, 6 de outubro de 2009

Vamos Falar Um Pouquinho Sobre O AntiCristo, De Lars Von Trier

Acabei de ver o último filme do Lars Von Trier. O Anticristo.

Quem me conhece sabe que eu não gosto do Lars.

Gosto de alguns filmes dele. Talvez eu goste de quase todos, mas alguma coisa não me agrada nesse dinamarquês.

Eu não gostei do Anticriso.



O filme é composto de prólogo, quatro capítulos e mais epílogo, acentuando o caráter de fábula do filme. Me irrita um pouco essa pretensão de literatura em seus filmes, sei lá...é um filme desagradável, da metade pra frente é um tormento. Acho que o filme justifica uma visão anti-feminino, legitima a morte das mulheres ao longo da História. Isso é irresponsável. Não quero falar muito do filme aqui, já que talvez você que me lê queira assistir e ter suas próprias surpresas.

Mas o que eu acho é isso: o filme é muito artifício pra pouco conteúdo. Melhor dizendo, é muito artifício prum conteúdo errado e revoltante.

O filme cumpre a função de chocar e provocar discussão.

Mas poderia ter feito isso usando outros caminhos.

(O filme é dedicado ao diretor russo Andrei Tarkovsky, mas há um abismo gigantesco [e aparentemente intransponível] entre estes dois realizadores)

Um comentário:

Carlota Vasconcelos disse...

Oi, Will! Tudo bem contigo? O Lars se intitula um gênio...ele é um bom profissional, gosta de causar euforia sobre os próprios produtos; para um depressivo intermitente ele é bem autoconfiante. Ainda não assisti a este filme, mas já escrevi a respeito (quando da passagem do festival de Cannes). Valeu o seu registro e vou tirar minhas impressões a limpo (pagar pra ver, mesmo). Abraços! :D