sexta-feira, 30 de abril de 2010

papinho rápido logo de manhã

Ai, ai, ainda tô morrendo de sono, já que acordei antes 7:30 pra atender a mulher que faz faxina. Estou esperando a clínica veterinária abrir pra saber se os cachorros precisam de vacina, então, por que não escrever um pouco?

Duas coisas boas que me aconteceram essa semana: a festa de groove no ifch na quarta, e ter visto o filme carioca 'apenas o fim', do Matheus Souza, ontem. Na festa, tocou muito samba rock, e eu tava numa pegada mesmo de dançar. Foi divertido, vários bons amigos estavam lá, e o dj (Barata, meu veterano da filosofia) só mandou musicão. Fiquei pensando muito em como eu sou um sujeito mais feliz e pleno quando ouço música brasileira feita dos anos de 1970. Talvez esse seja um interessante caminho a ser explorado. Quanto ao filme, 'apenas o fim', se trata de uma versão jovem e brasileira do Annie Hall, mas com menos pretensão. É evidente que estou exagerando demais, mas, de qualquer forma, esse me pareceu um dos filmes nacionais mais inteligentes interessantes que me lembro de ter assistido. Muito verdadeiro e tal.

***

Um dos maiores inconvenientes de se estar com a vida completamente zuada, é que vc não tem condições nem de cuidar de si mesmo, então, quem dirá lidar com as pessoas que estão à sua volta. Eu acredito completamente que gente na minha situação fica chata e insuportável, e nesse sentido meus amigos são de uma paciência budista inesgotável, tamanha quantidade de choramingos que despejo em seus ouvidos diariamente. A alternativa pela qual eu optei é com certeza a mais idiota que eu tinha em vista, mas cumpria o objetivo de me tirar de circulação da vida: arranjar um segundo emprego. Bem, e a consequência disso é que fica impraticável mesmo manter uma relação interpessoal de qualquer natureza trabalhando em 2 empregos e cursando universidade. E é um saco ter que abrir mão de gente aparentemente interessante. Acontece tão poucas vezes na vida, isso de conhecer quem vale a pena. Bem, não dá pra se ter tudo na vida, né.

***

Na terça feira a Mariana Aydar fez um show de uma hora e meia lá no Dom Pedro. Isso foi bem legal. Definitivamente salvou o meu dia.


***

Pensei que fosse escrever mais, mas é só isso mesmo.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

sobre o bizarro que me espreita

Domingo, 4 bandas de hardcore no Woody. Saio de lá quase 11 da noite, cansado e com muita fome. Espero o ônibus no ponto. Sozinho. Então aparece um cara de uns 30 e tantos anos, roupas apertadas, muito magro e muito gay. Me pergunta as horas.
- Dez pras onze.
- Ai, brigado. Qual é seu nome?
- Will.
- Oi Will, tudo bem? Meu nome é ... (não me lembro o nome dele). Você tá indo pra sua casa?
- Tô.
- Onde você mora?
- Ahnnnn..., perto do Dom Pedro.
- Ah, tá. Ai eu estou num estado de nervos que vc nem imagina. Tem essa pessoa, que eu gosto dela, sabe? E eu sou sensitiva. Passei 27 anos dentro da Umbanda, mas isso já passou, faz 5 anos que não boto o pé lá. Então, essa pessoa, eu vi a mão esquerda dela, e tava dizendo que a gente ia ficar junto. Só que eu não quero saber de enrolação. Você mora com os seus pais?
- Ahmnnnm, não, moro sozinho.
- Eu também. É bom morar sozinho, né?
- ...
Você acredita que hoje essa pessoa me ligou às nove horas da manhã só pra me falar oi?
- Ele só te disse oi?
- É.
- E mais nada?
- Ah, eu desliguei o telefone, já não aguento mais tanta enrolação. Se é pra ficar comigo, vamos morar junto, eu não acho ruim. Mas tem que se decidir. Porque se ele não me quiser, eu saio e consigo outra pessoa. Eu sou sensitiva, sabia? De que signo vc é?
- Ariano.
- Não, de que signo vc é?
- Ahnnnnn, Áries
- Ah, tá. Eu sou uma médium inconsciente. Depois que o santo baixa em mim, eu só fico sabendo sete dias depois. Ás vezes são 14 dias, e em outras 21. Sou médium de 4 fusíveis. Recebo o Exu, a Pomba-gira, o Cosme e Damião, o Preto e a Preta velha, e Iemanjá, de frente e de costas [enquanto fala os nomes de cada um, vira pro lado e começa a esbravejar "fica quieto que eu não quero mais saber de vc", "eu sei que vc tá aí", "fica no seu canto"].
- Mas aí vc saiu da Umbanda.
- É, eu fui pro espiritismo.
- Ah, legal. Vai até hoje?
- Não, faz 5 anos que vou à Igreja Adventista.
- (!) Legal...
- Ai, anota meu telefone, aí
- Ahnnnnnn, éé..., tipo, acho melhor não. Meu celular tá zuado.
- Mas anota aí, vc me liga do orelhão. Só pela amizade.
- Melhor não, eu sou muito pilantra, se eu anotar não vou te ligar depois.
- Você tava onde?
- Trabalhando.
- Onde vc trabalha?
- Num bar aqui perto.

O 134 aparece.

- Meu ônibus chegou. Té mais.
- Tchau, depois eu passo lá no seu trabalho pra gente conversar mais, tá.

Entro no ônibus rindo. Passo a catraca e sento no banco. Abro a mochila pra procurar a coletânea de quadrinhos que eu tava lendo. Percebo que esqueci lá no bar.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

os presentinhos de aniversário

Fiz 25 anos no dia 10 de abril.

Perdi a namorada e ganhei 4 presentes.

O primeiro foi um almoço, que o Ruy pagou pra mim.

O segundo foi um fusquinha e uma camiseta, que o Reinaldo me deu.

O terceiro foi um velho livro de filosofia que a Elessandra me deu.

E o quarto foi uma garrafinha de licor de cachaça que a Carol me deu.

Eu gosto de presentes. Muito.

Obrigado a todos vcs.

A vida continua na tênue linha entre o suportável e o insuportável, mas esse tipo de coisa me dá forças, significa muito pra mim. De verdade.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Oi. Como vai você?

Para suportar o limbo que se tornou a minha vida nessas últimas semanas, tenho recorrido a diversas atividades. Uma delas é o treinamento de Bujutsu, toda terça e quinta, do meio dia até uma e meia. Tenho também ido à musculação, pelo menos 5 vezes por semana. Deixa eu ver o que mais... ah, tenho lido bastante, semana passada terminei o Trilogia Suja de Havana, do Pedro Juan Gutiérrez, um outro sobre documentários, escrito pelo Amir Labaki do É Tudo Verdade, e estou lendo agora, em conjunto, A História da Arte, do Gombrich, e A História da Beleza, que é organizada pelo Umberto Eco. Tenho me masturbado muito também, então significa que dei uma olhada em praticamente todos os vídeos que saíram no YouPorn e no PornHub das últimas, sei lá, 6 semanas... eu não me orgulho disso, viu. Bem, tenho escrito umas coisas também, mas não vou falar muito sobre isso pq é um negócio que eu vejo algum futuro. Mas é legal voltar a escrever ficção. Ah, sim, e tem os vídeos do PC que eu estou assistindo com alguma assiduidade no youtube. Pra quem ainda não conhece, esse paulistano vesgo tem um canal no youtube onde ele posta vídeos falando basicamente merda. De qualquer forma, assistir a um vídeo desse cara me ajuda muito a levantar o moral pra encarar essa vidinha que eu tô levando. É realmente bem engraçado.

Acho legal isso, um cara realmente engraçado.
É tipo um daqueles caras que parecem um dos seus amigos esquisitos.
Um tipo de Woody Allen jovem e ranzinza.

Enfim, fica aí a dica pra quem quiser esperimentar!







quinta-feira, 15 de abril de 2010

segunda-feira, 5 de abril de 2010

sobre grana, quadrinhos, filmes, tristeza e todo esse blá blá blá choroso de sempre

Hoje eu estava na Unicamp e a Mazu me liga. Precisava que eu voltasse pra casa pra escanear uma conta e envia-la por email. Estava com o tempo corrido, mas fui pra casa. Quando cheguei no bar da esquina, o que é que eu encontro amassado no chão??? 50 reais. Lindo! Amassadinho. Me esperando.

Resolvi me dar um presente, já que meu aniversário está chegando, e a única coisa que talvez eu ganhe (da minha namorada) é um dvd pornô. Peguei o ônibus e fui ao cinema. A idéia era ver o novo filme dos Irmãos Hughes, O Livro de Eli. Esses caras dirigiram seu último filme em 2001, adaptando a monumental obra de Alan Moore, Do Inferno. Claro, os fãs de quadrinhos detestam esse filme. Mas me parece uma obra de muito vigor, com imagens de cores muito fortes e atmosfera muito densa. Estava apostando alto no filme.

Cheguei às 5 da tarde, mas só tinha sessão às 7 da noite. Fui zanzar pelo shopping, já meio amargo e sentindo aquele característico vazio de viver.

[estou cansado. Amanhã termino de escrever!]

quinta-feira, 1 de abril de 2010

brincando com história da arte



Taqui um clipe que eu assisti e reassisti ontem o dia inteiro. O nome dessa deliciosa banda francesa é Hold Your Horses. Reconheci a maioria dos quadros apresentados no clipe, mas ainda tenho dificuldades em me lembrar do nome da obra e do ano em que foi feita. Portanto, a seguir, tentarei identificar as obras citadas.

A primeira é bem fácil. A Última Ceia, de Leonardo da Vinci (1495-1497)

O Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli (1483)

A Lição de Anatomia do Dr. Tulp, de Rembrandt (1632)

Moça com brinco de pérola, de Johannes Vermeer (1665-1666)

A Balsa da Medusa, de Théodore Géricault (1818–1819)

A Morte de Marat, de Jacques-Louis David (1793)

A Criação de Adão, de Michelangelo Buonarroti (1511) - afresco

O Filho do Homem, de Rané Magritte (1964)

Composição em Vermelho Amarelo e Azul, de Piet Mondrian (1926)

O quadro da Frida me parece uma mistura de 2 de seus autorretratos.
Autorretrato de Traje de Terciopelo, de Frida kahlo (1926)

El Março, de 1938

A seguir, acredito que seja esse o Picasso citado, mesmo não sendo
exatamente igual: Figuras, de Pablo Picasso, 1945

O Grito, de Edvard Munch, (1893)

Auto-Retrato com a Orelha Enfaixada, de Vincent van Gogh (1889)

Marilyn Monroe, de Andy Warhol (1964)

Anónimo, Atribuído à Escola de FONTAINEBLEAU (cerca de 1594)

Esse eu não consegui identificar de jeito nenhum de quem é...

Salomé Com a Cabeça de São João Batista, de Caravaggio (1607)

Olympia, de Edouard Manet (1863)

A Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix (1830)


(aquele do sujeito sentado, em vermelho, com quadrados pela roupa e um
circulo ao redor dos olhos, meu, não descobi nem fodendo que obra é!)

O Beijo, de Gustav Klimt (1907)

A Noiva, de Marc Chagall (1950) [essa eu dedico à minha querida sogra, a Cidinha, por ter me presenteado com uma maravilhosa biografia do Chagall]

As Meninas, de Diego Velázquez (1656)

Doze girassóis numa jarra, de Vincent van Gogh (1888)


Puxa vida.

Demorou, mas consegui.

Só faltou aquele cara tocando o banjo, que aparece do lado do Moça com Brinco
de Pérolas, e aquele do sujeito sentado em vermelho. Se alguém tiver dicas,
serão muito bem vindas.

:D